• Marília Folgoni

“Barrabás” – O filme não-bíblico

“Barrabás” é um filme russo, dirigido por Evgeniy Emelin e estreia na quinta-feira (12/12). Apesar de existirem inúmeras obras inspiradas neste personagem icônico da bíblia desde 1919, este filme baseia-se em um romance best-seller de Marie Corelli de mesmo nome. “Barrabás” tem como base a história bíblica clássica onde Barrabás, um assassino, é perdoado pelo povo no lugar de Jesus Cristo, que não cometeu crime hediondo e Pôncio Pilatos “lava suas mãos”.

No entanto, é importante ressaltar que se trata de uma obra romantizada, o que significa que os desdobramentos narrativos serão diferentes dos bíblicos: Barrabás (Pavel Kraynov) enfrentará momentos de reflexão em busca da verdade sobre Jesus Cristo. Ele é realmente o filho de Deus? Ele mereceu a sentença brutal que lhe foi concedida?


Em segundo plano, há o núcleo dos conspiradores contra Jesus: Judas Iscariotes, o traidor que entregou Jesus; sua irmã Judith (Regina Khakimova), personagem fictícia por quem Barrabás tem uma paixão; Caifás, sacerdote e amante de Judith, que aconselha Pôncio Pilatos a ouvir o povo para inocentar Barrabás. Em terceiro plano temos Jesus Cristo, o qual não aparece de forma frontal, e Maria, sua mãe.

A partir dessas informações, “Barrabás” não pode ser considerado um filme bíblico, o que pode ser frustrante para os cristãos, porém o filme funciona bem se pensado como um “spin-off” ou uma reflexão bíblica.


O filme foi bem produzido e pensado em termos gerais, com alguns planos “câmera na mão”, ou de ângulos não comuns nos momentos de angústia do protagonista; outros planos límpidos, à medida que ele adquire fé no filho de Deus. Em termos técnicos, o que deixa a desejar é a ADR (dublagem original) de alguns diálogos não muito bem sincronizados ou mixados.

“Barrabás” não é um filme muito dinâmico, porém emocionante, além de visualmente bonito. Conta com personagens complexos emocionalmente e psicologicamente que nos fazem refletir sobre o comportamento humano.


Nota: 3,5/5

Assista ao trailer:


#A2filmes #cinema #barrabas #critica

© 2018 por Todas Geek. 

  • Facebook Todas Geek
  • Instagram Todas Geek