Crítica: A Guerra de Anna e o silêncio barulhento!

Filme Russo que conta história de uma garota chamada Anna, busca uma trama realista. Ainda com problemas de ritmo, o filme usa da linguagem audiovisual à seu favor para tratar tema histórico.

Sinopse: Uma garota judia recupera a consciência sob uma camada de terra negra. Ela está em uma vala comum. Anna tem seis anos e está viva graças a sua mãe, que morreu para que ela sobrevivesse. Toda a família de Anna morreu durante a execução em massa de judeus, em 1941, na União Soviética. Pelas próximas centenas de dias, Anna se esconde na lareira abandonada do escritório de um comandante nazista. De seu abrigo, ela observa a vida passar até a vila ser libertada dos nazistas. Nessas condições desumanas, Anna não apenas sobrevive, mas mantém sua humanidade. Muitos fatores a ajudam: lembranças da vida varrida pela guerra, os fundamentos culturais lançados pelos pais e um amigo que a salva da solidão.

Pela sinopse é possível notar que durante o longa, iremos observar apenas a personagem Anna em seus dias sofridos em busca de sobrevivência no objetivo de não ser pega. Em resumo, todas as cenas trazem tensão para quem assiste com receio de a todo momento alguém conseguir achá-la.

Com paleta de cores frias, "A Guerra de Anna" retrata a inocência de uma criança e solidão vivida pela protagonista em meio à angustia de observar a vida de outras pessoas através de frestas da chaminé. A garota se vira bem e até tem um bichinho de estimação, mas acontecimentos bloqueiam esses poucos positivos sentimentos de Anna.

O que chama atenção na parte técnica do filme é a sonoplastia. Ainda que o ritmo da narrativa seja lento, o silêncio é importante para fortalecer a frieza da trama, tornando o filme barulhento no sentido de ser o ponto mais relevante pra parte técnica e assim ornar com o roteiro.

"A Guerra de Anna" é um filme para ser assistido com calma e sem expectativas de respostas claras, mas é reflexivo.



Assista ao trailer:

#a2filmes #aguerradeanna #critica


© 2018 por Todas Geek. 

  • Facebook Todas Geek
  • Instagram Todas Geek