Crítica - Normandia Nua é diferencido pela temática do Nu


A criatividade no cinema é disposta por imensas ideias de tentar uma nova temática. Normandia Nua é uma dessas referências! Com humor leve e não escrachado, a comédia é sustentada pela narrativa cujo ponto forte é a relação dos moradores da comunidade da cidade de Mêle sur Sarthe em Normandia.

Com uma grande crise e greve dos agricultores, Georges Balbuzard (François Cluzet), prefeito e amigo de quase todos na cidade, tenta várias estratégias junto aos trabalhadores para salvar a comunidade.  Tudo muda com a chegada de Toby Jones (Blake Newman), um fotógrafo americano muito famoso que, ao se apaixonar pelas paisagens de Normandia, oferece uma proposta ao prefeito: fazer uma fotografia artística com os moradores totalmente nus e assim, consequentemente, Normandia teria visibilidade na imprensa mundial quanto aos problemas da crise.

  Sem tornar o nu polêmico, a grande ideia de trazer pessoas comuns às lentes do fotógrafo, aproxima o expectador da grande causa ao qual a cidade precisa defender.

  Ao mesmo tempo que Nomandia Nua atrai pela história, o longa peca em seu desenvolvimento no sentido de desfecho. No fim, o objetivo principal de reerguer a indústria da agricultura fica de lado e a foto passa a ser prioridade.

  Os elementos visuais tornam a beleza de Normandia ainda mais rica. Sem muito o que inovar na linguagem audiovisual e provido de um grande ator como Cluzet,  o longa atende ao que o espectador espera.

  Em relação ao gênero, Normandia Nua deixa a desejar em várias situações de humor. Ao longo da narrativa, o incômodo vai melhorando e a motivação dos personagens nos empolga, fazendo com que a expectativa da tão sonhada foto dos moradores nus seja tão grande quanto a vergonha dos aspirantes a modelo.

  Ainda que o sentido da narrativa tenha mudado, podemos ver pontos assertivos no longa. Normandia Nua dialoga com a diversidade de opiniões quanto a nudez, mas quando o bem da comunidade é ameaçado, tudo pode mudar, até mesmo na ideia de expor o próprio corpo para uma boa causa.


Assista ao trailer de Normandia Nua:


#normandianua #critica #cinema #cinemaeuropeu

© 2018 por Todas Geek. 

  • Facebook Todas Geek
  • Instagram Todas Geek